SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A implementação do Programa Mais Alfabetização segundo os atores de linha de frenteQuestões dos/as jovens com deficiência:entrecruzamentos com o Estatuto da Juventude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FREIRES, Thiago  e  PEREIRA, Fátima. Pensar o lugar das periferias no desenvolvimento de trajetórias educativas: apontamentos a partir de um estudo narrativo com jovens do Brasil e de Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280118.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280118.

Este artigo centra-se em parte dos resultados de uma investigação cujo objetivo maior era compreender as trajetórias de escolarização de jovens residentes em contextos periféricos no Brasil e em Portugal. O estudo problematizou o significado da Escola para esses jovens, sob o enfoque da massificação da escola pública. Organizado como uma investigação multicasos, ancorado nos princípios da abordagem biográfica, o projeto assentou na análise da inter-relação de fatores pessoais e contextuais/sociais nas biografias juvenis, por forma a situar os possíveis sentidos da Escola conforme percepcionado pelos participantes. Ao todo, o projeto envolveu 25 estudantes do ensino médio. Neste texto, assenta-se na dimensão de análise referente ao sentido da periferia, tema orientador e fundador da problemática investigada. Os resultados apontam para a polissemia do conceito, realçando a sua (re)construção semântica a partir da abordagem biográfica.

Palavras-chave : periferias; trajetórias educativas; narrativas biográficas; escola pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )