SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Reflecting on the peripheries locus in the development of educational trajectories: observations from a narrative study with Brazilian and Portuguese youthTEACHER FEEDBACK AND SELF-ASSESSMENT OF STUDENTS IN HIGHER EDUCATION: EVALUATIVE INNOVATION IN THE INITIAL TRAINING OF PRIMARY EDUCATION TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, Paulo Cesar Soares de; RODRIGUES, Divino de Jesus da Silva  and  ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Questões dos/as jovens com deficiência:entrecruzamentos com o Estatuto da Juventude. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280121.  Epub Nov 23, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280121.

As questões dos/as jovens e da pessoa com deficiência destacam-se nas pautas de inclusão social nesta contemporaneidade, que completam um ciclo de leis que garantem direitos geracionais e de inclusão no Brasil. É nesta conjuntura sociopolítica que, em 2013, o Estatuto da Juventude foi estruturado e aprovado com a Lei nº 12.852 e, em 2015, foi aprovada a Lei nº 13.146, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Diante do montante legal e dos movimentos sociais, esses têm sido temas de pesquisas acadêmicas. Este trabalho, de caráter bibliográfico, objetivou levantar uma discussão sobre como as questões dos/as jovens com deficiência são tratadas no Estatuto da Juventude. Os resultados demonstram que a temática da juventude e dos/as jovens com deficiência no Brasil são entrecruzadas por lutas de direitos e que despontam igualmente em busca de sua centralidade no processo social do país.

Keywords : Estatuto da Juventude; Estatuto da Pessoa com Deficiência; direitos sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )