SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Issues of young people with disabilities: crossovers with Youth StatuteFIRST GENERATION STUDENTS IN HIGHER EDUCATION: SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY TEACHERS ON STUDENT ENGAGEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MUNOZ, Daniel Ríos  and  ARAYA, David Herrera. FEEDBACK DO PROFESSOR E AUTOAVALIAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: A INOVAÇÃO AVALIATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280123.  Epub Nov 23, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280123.

Este artigo analisa os resultados do processo de feedback e autoavaliação dos professores no quadro de uma inovação na prática avaliativa na formação de professores. A inovação foi realizada em dois cursos de Pedagogia geral básica de uma universidade pública chilena. Com uma metodologia mista, duas escalas de avaliação foram aplicadas aos alunos para avaliar o feedback e a autoavaliação. Além disso, foram realizadas entrevistas individuais com os alunos para aprofundar a contribuição da inovação em sua aprendizagem. Os alunos valorizam positivamente o feedback e a autoavaliação, uma vez que permitem o desenvolvimento de uma formação pedagógica reflexiva, crítica e autocrítica. No entanto, existem problemas quanto à capacidade de feedback para fortalecer seu desempenho e sua integração no processo de meta-avaliação. Conclui-se que o desenvolvimento de inovações avaliativas é importante para melhorar a formação inicial dos professores.

Keywords : inovação educacional; feedback do professor; autoavaliação; formação inicial de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )