SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CUESTIONES DE LOS JÓVENES CON DISCAPACIDAD: ENTRE CRUCES CON EL ESTATUTO DE LA JUVENTUDEstudiantes primera generación en educación superior: representaciones sociales de los docentes universitarios sobre la implicación estudiantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MUNOZ, Daniel Ríos  y  ARAYA, David Herrera. FEEDBACK DO PROFESSOR E AUTOAVALIAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: A INOVAÇÃO AVALIATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280123.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280123.

Este artigo analisa os resultados do processo de feedback e autoavaliação dos professores no quadro de uma inovação na prática avaliativa na formação de professores. A inovação foi realizada em dois cursos de Pedagogia geral básica de uma universidade pública chilena. Com uma metodologia mista, duas escalas de avaliação foram aplicadas aos alunos para avaliar o feedback e a autoavaliação. Além disso, foram realizadas entrevistas individuais com os alunos para aprofundar a contribuição da inovação em sua aprendizagem. Os alunos valorizam positivamente o feedback e a autoavaliação, uma vez que permitem o desenvolvimento de uma formação pedagógica reflexiva, crítica e autocrítica. No entanto, existem problemas quanto à capacidade de feedback para fortalecer seu desempenho e sua integração no processo de meta-avaliação. Conclui-se que o desenvolvimento de inovações avaliativas é importante para melhorar a formação inicial dos professores.

Palabras clave : inovação educacional; feedback do professor; autoavaliação; formação inicial de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )