SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28TEACHER FEEDBACK AND SELF-ASSESSMENT OF STUDENTS IN HIGHER EDUCATION: EVALUATIVE INNOVATION IN THE INITIAL TRAINING OF PRIMARY EDUCATION TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

JARPA-ARRIAGADA, Carmen Gloria  and  CARCAMO-VASQUEZ, Héctor. ESTUDANTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280124.  Epub Nov 23, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280124.

O objetivo do artigo é analisar as representações sociais de professores universitários sobre o envolvimento de alunos de primeira geração de uma universidade pública. O Aluno da Primeira Geração é aquele que entra na universidade sem que seus pais a tenham alcançado; no Chile ela emerge pela massificação, privatização e diversificação da oferta universitária. O estudo é qualitativo e sociológico. Através da análise estrutural do discurso, foram acessados elementos performativos de sentido em três campos semânticos: aluno autônomo; aluno com comportamento instrumental; aluno que falha. O envolvimento do aluno aparece como uma condição intrínseca e o fracasso é atribuído ao aluno. Primeira Geração Os alunos têm riqueza cultural, mas exigem mais apoio para se integrar em uma cultura fora de seu capital acadêmico. É imperativo harmonizar o envolvimento intrínseco dos alunos com a modelagem do imperativo acadêmico e a concepção de políticas de inclusão.

Keywords : estudantes de primeira geração; educação superior; inclusão educativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )