SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28FEEDBACK DO PROFESSOR E AUTOAVALIAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: A INOVAÇÃO AVALIATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

JARPA-ARRIAGADA, Carmen Gloria  e  CARCAMO-VASQUEZ, Héctor. ESTUDANTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280124.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280124.

O objetivo do artigo é analisar as representações sociais de professores universitários sobre o envolvimento de alunos de primeira geração de uma universidade pública. O Aluno da Primeira Geração é aquele que entra na universidade sem que seus pais a tenham alcançado; no Chile ela emerge pela massificação, privatização e diversificação da oferta universitária. O estudo é qualitativo e sociológico. Através da análise estrutural do discurso, foram acessados elementos performativos de sentido em três campos semânticos: aluno autônomo; aluno com comportamento instrumental; aluno que falha. O envolvimento do aluno aparece como uma condição intrínseca e o fracasso é atribuído ao aluno. Primeira Geração Os alunos têm riqueza cultural, mas exigem mais apoio para se integrar em uma cultura fora de seu capital acadêmico. É imperativo harmonizar o envolvimento intrínseco dos alunos com a modelagem do imperativo acadêmico e a concepção de políticas de inclusão.

Palavras-chave : estudantes de primeira geração; educação superior; inclusão educativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )