SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28MODELO DE CLASSIFICAÇÃO DO AGENTE AVALIADOR SEGUNDO AS RELAÇÕES DE PODER: O QUE AVALIA QUEM AVALIA?Breve ensaio sobre a cidadania em tempos de pandemia: cidadão neurótico ou inconformado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FORMIGA, Giceli Carvalho Batista; FELDENS, Dinamara Garcia  e  ARDITTI, Roberta Gusmão. Feminismos interseccionais: problematizando o sujeito do feminismo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280086.  Epub 06-Set-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280086.

A compreensão do conceito de interseccionalidade, por vezes, é aprisionada a interpretações identitárias que desconfiguram a sua relevância. Este ensaio pretende apresentar a emergência histórica da noção de interseccionalidade e, para isso, problematiza o conceito de gênero nos estudos feministas desde a abordagem relacional, evidenciando o gênero enquanto categoria, à crítica radical pós-estruturalista, que questiona a substancialidade do gênero e, portanto, evidencia a importância da compreensão interseccional das relações de gênero em seu movimento de produção, de controle e exclusão de subjetividades dissidentes da norma branca cisheteropatriarcal. Sendo assim, destaca-se, neste ensaio, a importância histórica do movimento feminista negro na luta contra os processos de exclusão e silenciamento, propondo uma leitura interseccional e rompendo com a proposta identitária e substancialista do conceito de gênero.

Palavras-chave : interseccionalidade; feminismos; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )