SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28BREVE ENSAYO SOBRE CIUDADANÍA EN TIEMPOS DE PANDEMIA: ¿CIUDADANO NEURÓTICO O INCONFORMISTA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ARAUJO, Marta Maria de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de  y  MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Fórum de Editores Periódicos de Educação Norte-Nordeste: cooperação interinstitucional e comunidades científicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280119.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280119.

Uma parte do século XX e outra do século XXI permitiram o propósito da reflexão sobre o debate concernente à produção do conhecimento da área de educação e sobre os procedimentos normativos das políticas editoriais dos periódicos dessa área. Neste trabalho, as fontes documentais utilizadas combinaram textos de artigos com materiais produzidos nos Encontros do Fórum de Editores Periódicos de Educação Norte-Nordeste (folders, programações, memórias etc.). Metodologicamente, o trabalho assenta-se nas teorizações de Bourdieu sobre o entendimento de campo científico, basicamente por permitirem apreender as particularidades na generalidade do processo de avaliação dos periódicos de educação que as reflexões e análises suscitam. As fontes consultadas revelaram que subsistem, na lógica das generalidades do processo avaliativo dos periódicos de educação, particularidades do campo científico em interdependência com os procedimentos normativos predominantes das políticas editoriais.

Palabras clave : PALAVRAS-CHAVE; Fórum de Editores Periódicos de Educação Norte-Nordeste; políticas editoriais; comunidades científicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )