SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Breve ensaio sobre a cidadania em tempos de pandemia: cidadão neurótico ou inconformado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ARAUJO, Marta Maria de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de  e  MORAES, Lélia Cristina Silveira de. Fórum de Editores Periódicos de Educação Norte-Nordeste: cooperação interinstitucional e comunidades científicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280119.  Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280119.

Uma parte do século XX e outra do século XXI permitiram o propósito da reflexão sobre o debate concernente à produção do conhecimento da área de educação e sobre os procedimentos normativos das políticas editoriais dos periódicos dessa área. Neste trabalho, as fontes documentais utilizadas combinaram textos de artigos com materiais produzidos nos Encontros do Fórum de Editores Periódicos de Educação Norte-Nordeste (folders, programações, memórias etc.). Metodologicamente, o trabalho assenta-se nas teorizações de Bourdieu sobre o entendimento de campo científico, basicamente por permitirem apreender as particularidades na generalidade do processo de avaliação dos periódicos de educação que as reflexões e análises suscitam. As fontes consultadas revelaram que subsistem, na lógica das generalidades do processo avaliativo dos periódicos de educação, particularidades do campo científico em interdependência com os procedimentos normativos predominantes das políticas editoriais.

Palavras-chave : PALAVRAS-CHAVE; Fórum de Editores Periódicos de Educação Norte-Nordeste; políticas editoriais; comunidades científicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )