SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Dialogues between digital culture skills and scientific, critical, and creative thinking in the National Common Curricular Base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FURLAN, Natália Pozzan  and  MEA, Cristina Pilla Della. Percepção de professores sobre um programa de educação emocional: um estudo qualitativo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290001.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290001.

A educação emocional é de suma importância para o desenvolvimento integral do ser humano. Objetivou-se analisar as percepções de professores sobre os impactos e as mudanças de comportamento após a realização de um programa de educação emocional com crianças matriculadas na educação infantil. Participaram cinco professoras que realizaram um programa de educação emocional na educação infantil com crianças de 3 a 5 anos de uma escola particular localizada no Rio Grande do Sul. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada on-line para coletar os dados, e as respostas foram analisadas pela análise de conteúdo de Bardin. As professoras destacam a importância de um programa de educação emocional e de o lúdico auxiliar nesse processo. As crianças apresentaram melhora na aprendizagem e no relacionamento interpessoal. Conclui-se que um programa de educação emocional na educação infantil tem uma finalidade educativa e preventiva, possibilitando às crianças conhecerem sobre as emoções e serem capazes de avaliar e ter comportamentos mais assertivos em situações do cotidiano.

Keywords : Docentes; Educação infantil; Emoções; Inteligência emocional; Estudo qualitativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )