SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Percepção de professores sobre um programa de educação emocional: um estudo qualitativoA Administração Educacional em Portugal em análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MACHADO, Aline Alvares  e  AMARAL, Marília Abrahão. Diálogos entre as competências cultura digital e pensamento científico, crítico e criativo na Base Nacional Comum Curricular. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290006.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290006.

A Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) resgata uma agenda política, compreendendo que a neutralidade nesse contexto se vincula à submissão a valores hegemônicos e desloca o papel das pessoas em função da racionalidade tecnológica. Assim, este artigo teve o objetivo de analisar o conteúdo da competência pensamento científico, crítico e criativo (PCCC) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propor relações entre ela e a competência cultura digital (CD) por meio de um viés crítico, ancorado na Teoria Crítica da Tecnologia (TCT). Para isso, utilizaram-se a metodologia da análise de conteúdo de Bardin e a TCT na construção das categorias. Observaram-se conceitos de neutralidade e de determinismo em sete das nove subdimensões analisadas. Conclui-se que o campo CTS contribui com uma aproximação crítica entre as competências PCCC e CD e na construção de uma prática pedagógica que se vincula à criticidade e à dialogicidade.

Palavras-chave : Educação CTS; Pedagogias Críticas; BNCC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )