SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Diálogos entre habilidades en cultura digital y pensamiento científico, crítico y creativo en la Base Curricular Común NacionalEl encuentro arte-museo-educación y la invención de espectadores-alumnos perennes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CARVALHO, Maria João de. A Administração Educacional em Portugal em análise. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290004.  Epub 05-Feb-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290004.

Este trabalho de natureza reflexiva tem o propósito de realizar uma abordagem do estatuto epistemológico da Administração Educacional baseada nos principais contributos para a sua afirmação como disciplina autônoma, identificando alguns aspetos que dificultam e alavancam o seu entendimento como ciência. Realizamos uma abordagem a alguns aspetos explicativos para a recente biografia da designação de Administração Educacional, não deixando de identificar o modo como o conceito se estabelece em contexto português, e fazemos referência às suas dimensões técnica e política, dando conta da relação de dependência que entre elas se estabelece, muito embora existam perspetivas que enfatizam cada uma das dimensões em prejuízo da outra.

Palabras clave : Administração Educacional; Organização Escolar; Reforma do Sistema Educativo; Dimensão Técnica e Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )