Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
PEZZATO, Luciane Maria; BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza e PRADO, Guilherme do Val Toledo. O que pode um diário? Um olhar para a literatura acadêmica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290102. Epub 21-Nov-2024. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290102.
O trabalho com diários em pesquisa e em processos formativos vincula-se a diferentes campos do conhecimento e abordagens teórico-metodológicas. Este artigo tem como objetivo historicizar e problematizar os modos como esse gênero vem sendo abordado no âmbito da pesquisa e da formação, nas áreas da saúde e da educação, bem como os aportes teórico-metodológicos tomados como referência. A revisão narrativa realizada acompanhou o movimento produzido pela leitura dos textos, deixando espaços abertos para interlocuções. A base de dados foi o portal do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. O diário tem se mostrado flexível, com múltiplas finalidades, apesar de ainda carregar marcas da sua vinculação à pesquisa etnográfica. Transita por diferentes referenciais, com diferentes denominações e, até mesmo, reinventa-se em uma perspectiva polissêmica e flexível, provocando deslocamentos do que se tem instituído para um diário nos espaços acadêmicos e, até mesmo, fora dele.
Palavras-chave : Diário; Processos Formativos; Pesquisa Interdisciplinar; Educação; Saúde.