SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Perspectiva de gênero pela experiência de mulheres na universidadeAs atividades do brincar e do ensinar em crianças com tea na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEZZATO, Luciane Maria; BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza  e  PRADO, Guilherme do Val Toledo. O que pode um diário? Um olhar para a literatura acadêmica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290102.  Epub 21-Nov-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290102.

O trabalho com diários em pesquisa e em processos formativos vincula-se a diferentes campos do conhecimento e abordagens teórico-metodológicas. Este artigo tem como objetivo historicizar e problematizar os modos como esse gênero vem sendo abordado no âmbito da pesquisa e da formação, nas áreas da saúde e da educação, bem como os aportes teórico-metodológicos tomados como referência. A revisão narrativa realizada acompanhou o movimento produzido pela leitura dos textos, deixando espaços abertos para interlocuções. A base de dados foi o portal do Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. O diário tem se mostrado flexível, com múltiplas finalidades, apesar de ainda carregar marcas da sua vinculação à pesquisa etnográfica. Transita por diferentes referenciais, com diferentes denominações e, até mesmo, reinventa-se em uma perspectiva polissêmica e flexível, provocando deslocamentos do que se tem instituído para um diário nos espaços acadêmicos e, até mesmo, fora dele.

Palavras-chave : Diário; Processos Formativos; Pesquisa Interdisciplinar; Educação; Saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )