SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue01Graduate Programme for Special Education: Teachers point of viewLiteracy and mental retardation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MASINI, Elcie F. Salzano. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1992, vol.01, n.01, pp.29-39. ISSN 1413-6538.

Este trabalho consiste na busca de um caminho para orientar a educação do portador de deficiência visual. Fundamentada em Merleau-Ponty, que toma a percepção como solo originário do conhecimento, é realizada uma pesquisa com crianças deficientes visuais em três escolas públicas em São Paulo. A análise fenomenológica das situações ai ocorridas mostrou o que abre possibilidades ao deficiente visual e o que o limita. Da reflexão sobre esses dados surge um projeto para orientar a educação do deficiente visual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )