SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Um Programa de Pós-Graduação em Educação Especial: a perspectiva dos professoresAlfabetização e a deficiência mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MASINI, Elcie F. Salzano. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1992, vol.01, n.01, pp.29-39. ISSN 1413-6538.

Este trabalho consiste na busca de um caminho para orientar a educação do portador de deficiência visual. Fundamentada em Merleau-Ponty, que toma a percepção como solo originário do conhecimento, é realizada uma pesquisa com crianças deficientes visuais em três escolas públicas em São Paulo. A análise fenomenológica das situações ai ocorridas mostrou o que abre possibilidades ao deficiente visual e o que o limita. Da reflexão sobre esses dados surge um projeto para orientar a educação do deficiente visual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )