SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Um Programa de Pós-Graduação em Educação Especial: a perspectiva dos professoresAlfabetização e a deficiência mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MASINI, Elcie F. Salzano. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1992, vol.01, n.01, pp.29-39. ISSN 1413-6538.

Este trabalho consiste na busca de um caminho para orientar a educação do portador de deficiência visual. Fundamentada em Merleau-Ponty, que toma a percepção como solo originário do conhecimento, é realizada uma pesquisa com crianças deficientes visuais em três escolas públicas em São Paulo. A análise fenomenológica das situações ai ocorridas mostrou o que abre possibilidades ao deficiente visual e o que o limita. Da reflexão sobre esses dados surge um projeto para orientar a educação do deficiente visual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )