SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializadosOficina abrigada e a "integração" do "deficiente mental" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

IDE, Sahda Marta. Alfabetização e a deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1992, vol.01, n.01, pp.41-49. ISSN 1413-6538.

O artigo trata da alfabetização de Deficientes Mentais estruturada no marco de uma teoria construtivista-interacionista do processo alfabetizador, bem como numa concepção critica e emancipatória da escola. Seu contexto deve ser compreendido como uma obra aberta, ou seja, um trajeto educacional sob diretrizes teoricamente fundamentadas, construindo-se juntamente com o caminhar do professor. Dessa forma, o professor teve como organizador básico a resposta que as crianças construíam, com relação ao que a escrita representa e qual a estrutura do modo de representação da mesma. Assim sendo, as respostas a essas questões foram feitas, sempre, por meio de práticas cotidianas de ler e escrever.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )