SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Alfabetização e a deficiência mentalA Sexualidade da pessoa com deficiência mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

JANNUZZI, Gilberta Sampaio de Martino. Oficina abrigada e a "integração" do "deficiente mental". Rev. bras. educ. espec. [online]. 1992, vol.01, n.01, pp.51-63. ISSN 1413-6538.

A pesquisa revelou que, de um lado, há reprodução da segregação do "deficiente", tal como existe no bojo da sociedade, mas também produziu a valorização de suas pessoas perante a família e a comunidade. Na oficina estavam sujeitos a tarefas ainda mais parceladas que na indústria, em função do controle da produtividade, mas também suscitaram modificações no ambiente, criando nele até uma certa ludicidade, traduzida pelas brincadeiras, namoros e manifestações de entusiasmo frente a certos eventos. Sugeriu-se que fosse mantida para os altamente lesados, sem condições de integrarem o trabalho nas comunidades, não só em vista da possibilidade grupal prazerosa, como também por não se ter ainda no Brasil o lazer como atividade suficientemente desenvolvida. E indispensável, porém, que se prossiga o trabalho pedagógico de incentivo à leitura, artes, esporte, etc.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )