SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Oficina abrigada e a "integração" do "deficiente mental"Integração Educacional e Comunitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

GLAT, Rosana. A Sexualidade da pessoa com deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1992, vol.01, n.01, pp.65-74. ISSN 1413-6538.

O artigo estuda o tema da sexualidade das pessoas portadoras de deficiências, a partir do princípio que é errônea a noção de que a sexualidade dessas pessoas seja intrinsecamente problemática ou patológica. A autora sintetiza suas pesquisas recentes, em que ficou demonstrado, entre outras coisas, que é urgente que se desenvolvam programas de educação e orientação sexual adequados, já que suas atitudes e comportamentos são perfeitamente normais e saudáveis. Depois de apresentar os pressupostos que devem nortear esta empreitada, a pesquisadora conclui que uma educação sexual bem orientada pode diminuir drasticamente os riscos de exploração sexual e de comportamentos socialmente inaceitáveis, bem como prevenir contra uma gravidez indesejada e a incidência de doenças venéreas e sexualmente transmitidas como a Aids.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )