SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue01Sexuality of mentally retarded peopleNotes on the development of special education services in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CARDOSO, Maria Cecília de Freitas. Integração Educacional e Comunitária. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1992, vol.01, n.01, pp.89-100. ISSN 1413-6538.

O estudo demonstra que a integração educacional e comunitária é um direito e uma questão de justiça, pelo que é justo que o educando portador de necessidades especiais freqüente a mesma escola de seus irmãos e vizinhos, recebendo uma educação adequada às suas necessidades. A autora apresenta as condições para que aconteça essa integração educacional e comunitária. O estudo discute as várias categorias de integração (física, social, comunitária) e os vários tipos de interação (proximidade, auxílio, serviço e reciprocidade), bem como justifica a necessidade dessa integração, a partir da falta de evidência das vantagens da existência de ambientes segregados. Por fim, a autora comenta alguns exemplos de experiências de integração através da utilização de recursos da comunidade, certa de que a integração possibilita maior oportunidade para o aumento de cooperação, tolerância, compreensão e apoio entre os educandos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )