SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01A Sexualidade da pessoa com deficiência mentalNotas sobre a evolução dos serviços de Educação Especial no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CARDOSO, Maria Cecília de Freitas. Integração Educacional e Comunitária. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1992, vol.01, n.01, pp.89-100. ISSN 1413-6538.

O estudo demonstra que a integração educacional e comunitária é um direito e uma questão de justiça, pelo que é justo que o educando portador de necessidades especiais freqüente a mesma escola de seus irmãos e vizinhos, recebendo uma educação adequada às suas necessidades. A autora apresenta as condições para que aconteça essa integração educacional e comunitária. O estudo discute as várias categorias de integração (física, social, comunitária) e os vários tipos de interação (proximidade, auxílio, serviço e reciprocidade), bem como justifica a necessidade dessa integração, a partir da falta de evidência das vantagens da existência de ambientes segregados. Por fim, a autora comenta alguns exemplos de experiências de integração através da utilização de recursos da comunidade, certa de que a integração possibilita maior oportunidade para o aumento de cooperação, tolerância, compreensão e apoio entre os educandos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )