SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue02Construction of the logical thought children with down’s syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

GOES, Maria Cecília Rafel de  and  ANDRADE, Sonia M. A. Rodrigues de. Considerações sobre a reflexividade de alunos surdos frente à linguagem escrita. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.07-16. ISSN 1413-6538.

O estudo busca analisar, com base na noção de processos reflexivos desenvolvidos por Vygostsky, como os alunos surdos refletem sobre sua própria linguagem escrita; como concebem a linguagem envolvida na escrita, fala e sinais. Um grupo de alunos foi avaliado em duas situações: na análise e busca de solução para problemas textuais e suas produções e na análise de relações entre Língua Brasileira de Sinais e Português e entre escrita, fala e sinais. O estudo concluiu que os sujeitos, participantes de um programa baseado em comunicação total e em prática bimodal. Mostram dificuldades em efetivar a linguagem escrita e que uma das fontes desses problemas pode estar em suas concepções sobre a fala, escrita e sinais, assim como na ausência de compreensão do Português e da Língua Brasileira de Sinais como duas línguas.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )