SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Construção do pensamento lógico por crianças com síndrome de down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

GOES, Maria Cecília Rafel de  e  ANDRADE, Sonia M. A. Rodrigues de. Considerações sobre a reflexividade de alunos surdos frente à linguagem escrita. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.07-16. ISSN 1413-6538.

O estudo busca analisar, com base na noção de processos reflexivos desenvolvidos por Vygostsky, como os alunos surdos refletem sobre sua própria linguagem escrita; como concebem a linguagem envolvida na escrita, fala e sinais. Um grupo de alunos foi avaliado em duas situações: na análise e busca de solução para problemas textuais e suas produções e na análise de relações entre Língua Brasileira de Sinais e Português e entre escrita, fala e sinais. O estudo concluiu que os sujeitos, participantes de um programa baseado em comunicação total e em prática bimodal. Mostram dificuldades em efetivar a linguagem escrita e que uma das fontes desses problemas pode estar em suas concepções sobre a fala, escrita e sinais, assim como na ausência de compreensão do Português e da Língua Brasileira de Sinais como duas línguas.

        · texto em Português     · Português ( pdf )