SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Considerações sobre a reflexividade de alunos surdos frente à linguagem escritaAprendendo com o toque: reflexões e sugestões para uma educação sexual adaptada ao portador de deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

BALLABEN, M. Cecília Guimarães; FARIA, M. Natalia Mesquita de  e  MONTEIRO, M. Inês Bacellar. Construção do pensamento lógico por crianças com síndrome de down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.17-29. ISSN 1413-6538.

Este estudo por objetivo apresentar um programa que auxiliasse no processo de construção do pensamento lógico-matemático de crianças portadoras de Síndrome de Down. Participaram deste programa seis crianças, quatro do sexo feminino e duas do sexo masculino, com idade variando entre sete e dez anos no início da pesquisa, todas portadoras de Síndrome de Down. As crianças foram acompanhadas de março de 1990 a dezembro de 1992 e foram avaliadas semestralmente. Os resultados deste estudo demonstraram que crianças portadoras de Síndrome de Down constroem se conhecimento tal e quais crianças normais, embora de maneira mais lenta e com especificidades próprias da Síndrome, e que, o programa auxiliou-as na construção do pensamento lógico-matemático atingindo o objetivo proposto. No decorrer deste estudo, discutimos os resultados dos dois tipos de avaliação que utilizamos, uma individual e periódica e composta de provas piagetianas de conservação, seriação e correspondência, e outra realizada em grupo durante todo o estudo onde observamos os mesmos itens que na anterior, em atividades da rotina escolar. Os resultados sugeriram que a avaliação em grupo deu-nos uma visão mais clara e detalhada do processo de desenvolvimento das crianças.

        · texto em Português     · Português ( pdf )