SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue02Learning by touch: reflections and suggestions for sex education adapted to the visually handicappedOuvindo professoras de alunos com dificuldades de aprendizagem: um estudo etnográfico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SANTOS, Maria Laudicêa dos; ALMEIDA, Maria Amélia  and  BZUNECK, José Aloyseo. A atuação de alunas de magistério em treinamento de AVD numa APAE: uma análise experimental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.39-51. ISSN 1413-6538.

Este trabalho teve como objetivo principal treinar alunas do magistério em nível de segundo grau a ensinar alunos portadores de Deficiência Mental habilidades de vida prática. Tais habilidades foram ensinadas através de análises de tarefas, técnicas do Projeto More Projeto Ajuda Graduada. Os resultados demonstram que, antes do treino, as instrutoras tinham a tendência mais de "fazer" a tarefa para a criança: após o treinamento, verificou-se que as monitoras conseguiram assimilar as técnicas, fazendo com que as crianças conseguissem desenvolver as tarefas, mais independente. Algumas conclusões foram tiradas sobre o treino de voluntários para atuarem em Educação Especial, bem como discutiram-se, também os, pontos fortes da implementação feita pelos monitores, os benefícios par a escola, as vantagens para as nove crianças envolvidas no experimento, suas limitações e recomendações para futuras pesquisas.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )