SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Aprendendo com o toque: reflexões e sugestões para uma educação sexual adaptada ao portador de deficiência visualOuvindo professoras de alunos com dificuldades de aprendizagem: um estudo etnográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SANTOS, Maria Laudicêa dos; ALMEIDA, Maria Amélia  e  BZUNECK, José Aloyseo. A atuação de alunas de magistério em treinamento de AVD numa APAE: uma análise experimental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.39-51. ISSN 1413-6538.

Este trabalho teve como objetivo principal treinar alunas do magistério em nível de segundo grau a ensinar alunos portadores de Deficiência Mental habilidades de vida prática. Tais habilidades foram ensinadas através de análises de tarefas, técnicas do Projeto More Projeto Ajuda Graduada. Os resultados demonstram que, antes do treino, as instrutoras tinham a tendência mais de "fazer" a tarefa para a criança: após o treinamento, verificou-se que as monitoras conseguiram assimilar as técnicas, fazendo com que as crianças conseguissem desenvolver as tarefas, mais independente. Algumas conclusões foram tiradas sobre o treino de voluntários para atuarem em Educação Especial, bem como discutiram-se, também os, pontos fortes da implementação feita pelos monitores, os benefícios par a escola, as vantagens para as nove crianças envolvidas no experimento, suas limitações e recomendações para futuras pesquisas.

        · texto em Português     · Português ( pdf )