SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue02The activity of students in basic training at an APE (Parent-Teacher Association for the Handicapped): an experimental analysisDisability and non-disability: patterns of the same cloth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

FONTOURA, Helena Amaral da. Ouvindo professoras de alunos com dificuldades de aprendizagem: um estudo etnográficoHearing teachers of students with learning disabilities: an ethnographic study. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.53-64. ISSN 1413-6538.

O objetivo desta pesquisa foi analisar as falas de professores de 1º grau que trabalhassem com alunos ditos portadores de dificuldades de aprendizagem e que fossem consideradas boas profissionais pela direção das escolas. A metodologia utilizada foi à pesquisa etnográfica, tendo a entrevista como principal elemento na coleta de dados. Foram apontados problemas de origem física, emocional e social, e, em todas as situações, a escola foi identificada como um lugar inadequado para atender à demanda desta clientela. Na maior parte das vezes, as explicações dadas pelas professoras para as dificuldades dos alunos enfatizaram aspectos externos à escola e à relação pedagógica em sala de aula. O presente estudo, ao dar a voz a professoras de crianças com dificuldades de aprendizagem, nos trouxe a confirmação de que se faz necessário criar um espaço de reflexão sobre o papel do professor, em que este professor seja ouvido, possa se ouvir e crescer no diálogo e na construção de si e do outro.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )