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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

KASSAR, Mônica de C. Magalhães. Diagnosticar a Deficiência Mental: Sim ou Não?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.85-92. ISSN 1413-6538.

Discuti-se a evolução recente da educação especial pública no Mato Grosso do Sul, considerada integracionista, com destaque para as classes especiais para deficientes mentais em Corumbá. É analisada a matrícula das classes especiais a partir de 1977, mostrando que esta diminui com a introdução do diagnóstico sistematizado, profissional. Questiona-se a visão de que esse tipo de diagnóstico é responsável por procedimentos de estigmatização, pois vê-se que a segregação não necessita dele. Também é questionada a proposta de desativar as classes especiais do Estado, por não estarem atendendo a quem efetivamente apresenta necessidades educativas especiais. O diagnóstico e a classe especial, por si, não explicam a segregação e a estigmatização.

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