SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue03A historical perspective of European integrationist movementAdolescents with mental deficiency: sexual theories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

TOREZAN, Ana Maria  and  CAIADO, Kátia Regina M.. Classes especiais: manter, ampliar ou extinguir? Idéias para debate. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.31-37. ISSN 1413-6538.

O artigo pretende trazer a questão da manutenção ou extinção das classes especiais para debate. São apresentados alguns argumentos favoráveis à manutenção das classes especiais. Considera-se que o processo de identificação e rotulação de alunos como especiais está mais relacionado às concepções sobre aprendizagem e desenvolvimento que os professores apresentam do que à existência de classes especiais. Considera-se, também, que tais classes configuram um serviço público e gratuito que deveria garantir o processo de integração na escola regular de um grande número de crianças que se encontra nas escolas especiais, portanto, em situações muito mais segregadoras.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )