SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número03Perspectiva histórica do movimento integracionista na EuropaAdolescentes com deficiência mental: teorias sexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

TOREZAN, Ana Maria  e  CAIADO, Kátia Regina M.. Classes especiais: manter, ampliar ou extinguir? Idéias para debate. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.31-37. ISSN 1413-6538.

O artigo pretende trazer a questão da manutenção ou extinção das classes especiais para debate. São apresentados alguns argumentos favoráveis à manutenção das classes especiais. Considera-se que o processo de identificação e rotulação de alunos como especiais está mais relacionado às concepções sobre aprendizagem e desenvolvimento que os professores apresentam do que à existência de classes especiais. Considera-se, também, que tais classes configuram um serviço público e gratuito que deveria garantir o processo de integração na escola regular de um grande número de crianças que se encontra nas escolas especiais, portanto, em situações muito mais segregadoras.

        · texto em Português     · Português ( pdf )