SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número03Classes especiais: manter, ampliar ou extinguir? Idéias para debateQuestões textuais em adolescentes com Síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

RECHE, Cleonice Carolina. Adolescentes com deficiência mental: teorias sexuais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.39-52. ISSN 1413-6538.

Este estudo investigou os traços significativos da sexualidade de um grupo de adolescentes com deficiência mental e a relação que estes guardam com as características de um modelo de adolescentes considerados normais. Para tal, a pesquisa centrou-se nas teorias sexuais infantis. Segundo Freud, as teorias sexuais infantis são a imagem da própria constituição sexual da criança. Além de Freud, outros autores também abordaram este tema. Por isso, o estudo centrou-se na análise e interpretação psicanalítica de tais teorias, desde a classe de Freud à de Jung, passando por Klein, Rank, Ferenczi e a interpretação genética dada por Jastaidt. Os sujeitos desta pesquisa foram 17 adolescentes com deficiência mental média e leve (Qi 45-75), cuja idade variava entre 15 e 19 anos, que freqüentavam um Centro de Educação Especial de Barcelona. Os dados foram coletados em três momentos: 1 Negra; 2 e dos resultados obtidos evidenciou que as teorias segundo a Psicanálise, apresentam as crianças adolescentes com deficiência mental e as teorias sexuais infantis apontadas por Jastaidt, ainda que o paradigma de análise que apresenta a autora com relação ao estágio de desenvolvimento cognitivo e às teorias sexuais infantis não se comprovasse nesta investigação. Os resultados mostram, também, que não há correspondência entre a classificação do QI dos sujeitos e as teorias sexuais infantis verbalizadas por eles.

        · texto em Português     · Português ( pdf )