SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue03Adolescents with mental deficiency: sexual theoriesPychomotor education as entertainment activity for physically handicapped children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

FREITAS, Ana Paula de  and  MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Questões textuais em adolescentes com Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.53-62. ISSN 1413-6538.

Este trabalho teve por objetivo analisar questões relativas à coerência e a conversação de adolescentes portadores de Síndrome de Down, dentro de uma perspectiva interacional que enfatiza a relação dialógica entre locutor-ouvinte e não apenas a linguagem do falante de maneira isolada. Para tanto, foram gravadas mensalmente conversas entre quatro a díades adulto-jovem com Síndrome de Down. Após as gravações, as fitas foram transcritas e posteriormente analisadas de acordo com as categorias previamente descritas que indicavam aspectos relevantes da conversa entre a díade. Os resultados indicam que se conseguiu o estabelecimento de um intercâmbio coerente quando o adulto assumiu o papel de resgatador do tópico da conversação e fez com que o jovem voltasse ao assunto por ele introduzido. Os resultados são discutidos considerando-se a importância da disponibilidade em ouvir aquilo que o jovem deseja falar e em se interessar por aquilo que é dito.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )