SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número03Adolescentes com deficiência mental: teorias sexuaisA educação psicomotora como atividade lúdica para crianças com deficiência física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

FREITAS, Ana Paula de  e  MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Questões textuais em adolescentes com Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.53-62. ISSN 1413-6538.

Este trabalho teve por objetivo analisar questões relativas à coerência e a conversação de adolescentes portadores de Síndrome de Down, dentro de uma perspectiva interacional que enfatiza a relação dialógica entre locutor-ouvinte e não apenas a linguagem do falante de maneira isolada. Para tanto, foram gravadas mensalmente conversas entre quatro a díades adulto-jovem com Síndrome de Down. Após as gravações, as fitas foram transcritas e posteriormente analisadas de acordo com as categorias previamente descritas que indicavam aspectos relevantes da conversa entre a díade. Os resultados indicam que se conseguiu o estabelecimento de um intercâmbio coerente quando o adulto assumiu o papel de resgatador do tópico da conversação e fez com que o jovem voltasse ao assunto por ele introduzido. Os resultados são discutidos considerando-se a importância da disponibilidade em ouvir aquilo que o jovem deseja falar e em se interessar por aquilo que é dito.

        · texto em Português     · Português ( pdf )