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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

ENUMO, Sônia Regina Fiorim  e  KERBAUY, Rachel Rodrigues. Prevenção da deficiência mental nos períodos pré, peri e neonatal. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.73-91. ISSN 1413-6538.

Atuar preventivamente tem sido a solução indicada pela OMS para reduzir de 10% para 3% a incidência de portadores de DM na população de países em desenvolvimento. Uma maneira da administração pública se fundamentar seria através de um conhecimento organizado sobre as ações de prevenção da DM, passíveis de realização no âmbito municipal, principalmente. Visando a sistematizar as várias ações de prevenção (AP) indicadas pela literatura da área, utilizamos a classificação de Leavell e Clarck (1965): “Prevenção Primária - promoção de saúde e proteção específica” e “tempo”em que ocorrem e tratamento imediato”. As AP e seus efeitos foram separadas pelo “nível de prevenção” e “tempo” em que ocorrem (pré, pero e neonatal), resultando em oito quadros. Classificando agora estas AP segundo os possíveis informantes, foram construídos seis roteiros de entrevista, totalizando 433 questões, abertas e fechadas, a serem aplicadas em seis locais: Secretária Municipal de Saúde - 83 AP, Centro de Saúde - 138 AP, Maternidade- 209 AP (atendimentos pré-Natal - 120 AP, Perinatal - 15AP, Neonatal - 49 AP e Berçário- 28 AP). Os roteiros foram organizados em duas parte: a primeira contém os Resultados Gerais, Conclusão, Sugestão e Fontes de Referências; e a segunda, o Roteiro de Entrevista, com identificação e organização do local, resultados quantitativos, questões de entrevista e complementações ao roteiro. As respostas são assim categorizadas: E- executadas, C- em curso, p - planejada, N - não existente, A- abandonada, I - não informada; complementando-se com os efeitos obtidos, quando a resposta for positiva. A identificação das AP segundo seu nível de prevenção permite o cálculo percentual dos dados, indicando o tipo de prevenção mais defasado, com sugestões de intervenção multidisciplinar.

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