SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue03Prevention of mental deficiency at pré, peri and neonatal periodsSócio-dramatic approach to parents with children in a special class in a private school in Ribeirão Preto (SP) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

DIAS, Tárcia Regina S.  and  OMOTE, Sadao. Entrevista em Educação especial: aspectos metodológicos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.93-100. ISSN 1413-6538.

Este estudo mostra como a entrevista te sido utilizada nas pesquisas em Educação Especial. Foram examinadas 51 dissertações de mestrado, defendidas no Programa de Pós em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Desse total, 16 dissertações empregaram a entrevista para coletar dados. Foi elaborado um roteiro apropriado para a leitura e coleta das informações dos estudos, tendo por base os principais tópicos que compõem (ou deveriam compor) a estrutura de um trabalho cientifico. Os resultados mostram que as maiorias das dissertações não descrevem, suficientemente, os procedimentos adotados e nos alertam da necessidade de explicar, no relato dos estudos, como está sendo realizada a entrevista. As condições nas quais as informações são obtidas devem ser esclarecidas, considerando que podem esta influenciando a natureza dos dados.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )