SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue03Interview in Special Educations: methodological aspectsFamilies with children with development problems: some implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SOARES, Fernando Carlos; PASQUALIN, Luiz  and  BORGES, Thelma de Paula. Abordagem sociodramática de pais de crianças que freqüentam sala especial numa escola privada de Ribeirão Preto. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.101-110. ISSN 1413-6538.

Com o objetivo de aprofundar a questão de crianças com dificuldade escolar, delimitando e focalizando o problema na intenção de desenvolver hipóteses para um estudo mais amplo no futuro, propôs-se a formação de grupos de pais de alunos de sala especial de uma escola privada de Ribeirão Preto. A proposta metodológica foi a utilização da abordagem sociodramática para a animação dos chamado “grupos focais”, utilizando na metodologia de pesquisa qualitativa na linha antropológica. Formou-se um grupo de pais com dez componentes, que se reunia semanalmente, durante uma hora. Num período de cinco meses (agosto de dezembro de 1995). Foram realizadas 17 reuniões neste período, com a participação de dois animadores. Após o encerramento das reuniões, pode-se identificar algumas estruturas de relevância surgidas no grupo, tais como: discriminação da sociedade frente a criança “diferente”, ansiedade quanto ao desempenho de seus filhos, dúvidas quanto à forma de lidar como “problema”, vergonha por terem filhos “diferentes”, sentimentos ambivalentes, expectativas frustradas, fantasias quanto a um diagnóstico, conflitos entre cais, além de outras questões. Apesar de um sentimento inicial por parte da equipe, de ter um trabalho “deficiente”, devido à diminuição gradativa do número de participantes no grupo, conclui-se que o trabalho alcançou os objetivos propostos.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )