SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue03Sócio-dramatic approach to parents with children in a special class in a private school in Ribeirão Preto (SP) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MARTINEZ, Cláudia Maria Simões  and  ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli. Famílias que têm uma criança com atraso no desenvolvimento: algumas implicações. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.113-120. ISSN 1413-6538.

Detecta-se como importante, atualmente, o estudar a situações familiar quando do nascimento e durante a infância de crianças portadoras de atraso no desenvolvimento infantil, visando identificar possíveis formas de atuação para profissionais, ligados ao problema, que gerem apoio, minimizem o stress e favoreçam a evolução dessas crianças. Neste sentido, a presente pesquisa foi estruturada, objetivando verificar a forma de os pais tomarem conhecimento sobre os problemas da criança, a influência qu7e têm as informações que lhes são passadas na formação e uma percepção do filho e a rotina de vida que se estabelece desde então. Para tanto, foi elaborado e testado um roteiro de entrevista semi-estruturado, aplicado a 24 pais de crianças com problemas no desenvolvimento. A análise qualitativa dos resultados mostrou que: existe muita informação confusa nos primeiros meses de vida do bebê, proveniente de profissionais e leigos; há situações difíceis de serem solucionadas quanto ao diagnóstico, e os pais têm que conviver com elas; e há alterações substanciais na rotina da família e na sua dinâmica.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )