SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número03Abordagem sociodramática de pais de crianças que freqüentam sala especial numa escola privada de Ribeirão Preto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MARTINEZ, Cláudia Maria Simões  e  ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli. Famílias que têm uma criança com atraso no desenvolvimento: algumas implicações. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.113-120. ISSN 1413-6538.

Detecta-se como importante, atualmente, o estudar a situações familiar quando do nascimento e durante a infância de crianças portadoras de atraso no desenvolvimento infantil, visando identificar possíveis formas de atuação para profissionais, ligados ao problema, que gerem apoio, minimizem o stress e favoreçam a evolução dessas crianças. Neste sentido, a presente pesquisa foi estruturada, objetivando verificar a forma de os pais tomarem conhecimento sobre os problemas da criança, a influência qu7e têm as informações que lhes são passadas na formação e uma percepção do filho e a rotina de vida que se estabelece desde então. Para tanto, foi elaborado e testado um roteiro de entrevista semi-estruturado, aplicado a 24 pais de crianças com problemas no desenvolvimento. A análise qualitativa dos resultados mostrou que: existe muita informação confusa nos primeiros meses de vida do bebê, proveniente de profissionais e leigos; há situações difíceis de serem solucionadas quanto ao diagnóstico, e os pais têm que conviver com elas; e há alterações substanciais na rotina da família e na sua dinâmica.

        · texto em Português     · Português ( pdf )