SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número04Norma, desvio, estigma e excepcionalidade: algumas reflexões sobre a deficiência mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

TUNES, Elizabeth; SOUZA, Jaci Augusta de  y  RANGEL, Roberta Bevilaqua. Identificando concepções relacionadas à prática com o deficiente mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.07-18. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste trabalho foi o de identificar concepções relacionadas à prática de profissionais do ensino especial. Seis profissionais participaram de reuniões planejadas para falarem e refletirem sobre sua prática. As questões propostas a eles versaram sobre conceituação, tratamento, prognóstico, características e causas da deficiência mental. As discussões eram gravadas e, a partir da segunda reunião, apresentavam-se aos participantes, por escrito, suas falas categorizadas. Terminada a coleta de dados, as falas dos participantes, por escrito, suas falas analisadas, buscando -se verificar se denotavam uma visão teológica, metafísica ou científica da deficiência mental. Os resultados mostram uma distribuição razoavelmente homogênea de falas que revelam tanto uma concepção metafísica quanto científica, não ocorrendo indicações da visão teológica. O conteúdo das falas evidenciadoras de concepções metafísicas e científicas mostra existirem pontos de vista não só diferentes como até antagônicos no que se refere à prática e à conceituação de deficiência mental.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )