SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue04Paradigms of special education: a shared responsabilityEffects of psycholinguistic variables in Portuguese on reading, dictation taking and phonemic manipulation skills of third to fifth graders with learning difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BATISTA, Cecília Guarnieri. Observação, registro e análise de dados em situação de intervenção psicopedagógica. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.41-51. ISSN 1413-6538.

Discute o tipo de registro utilizado em situações de atendimento a grupos de crianças com diagnóstico de visão subnormal. Descreve o serviço, que tem visa promover o desenvolvimento cognitivo- lingüístico, sócio-afetivo e psicomotor, de forma a propiciar a inserção escolar e a prevenir/remediar dificuldades na escolarização inicial dessas crianças. Apresenta e discute as estratégias utilizadas para coleta de dados, a partir da técnica de registro cursivo. Discute a análise de dados, considerando a existência de dois níveis de abstração: a formulação de síntese e a elaboração de generalizações. Apresenta implicações dessas questões par ao treino do observador.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )