SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número04Paradigmas da educação: uma responsabilidade compartilhadaLeitura, ditado e manipulação fonêmica em função de variáveis psicolingüísticas em escolares de terceira a quinta série com dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

BATISTA, Cecília Guarnieri. Observação, registro e análise de dados em situação de intervenção psicopedagógica. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.41-51. ISSN 1413-6538.

Discute o tipo de registro utilizado em situações de atendimento a grupos de crianças com diagnóstico de visão subnormal. Descreve o serviço, que tem visa promover o desenvolvimento cognitivo- lingüístico, sócio-afetivo e psicomotor, de forma a propiciar a inserção escolar e a prevenir/remediar dificuldades na escolarização inicial dessas crianças. Apresenta e discute as estratégias utilizadas para coleta de dados, a partir da técnica de registro cursivo. Discute a análise de dados, considerando a existência de dois níveis de abstração: a formulação de síntese e a elaboração de generalizações. Apresenta implicações dessas questões par ao treino do observador.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )