SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue04Observation, recording and data analysis in psychopedagogical interventionThe alternative proposal for deaf teaching: an institutional experience in Paraíba state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CAPOVILLA, Fernando C.  and  CAPOVILLA, Alessandra G. S.. Leitura, ditado e manipulação fonêmica em função de variáveis psicolingüísticas em escolares de terceira a quinta série com dificuldades de aprendizagem. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.53-71. ISSN 1413-6538.

Foram analisados os efeitos de características psicolingüísticas (lexicalidade, regularidade e freqüência) e de nível de escolaridade (terceira a quinta série) sobre a leitura, ditado e manipulação fonêmica em quinze escolares com dificuldades de aprendizagem. Leitura e especialmente ditado foram fortemente afetados pela lexicalidade, freqüência, regularidade e série (nesta ordem). Em manipulação fonêmica, a de segmentos mediais foi a mais lenta e difícil; e a de iniciais foi mais fácil que a de finais. Quando se partia de palavras reais, era mais fácil manipular os segmentos iniciais; e quando chegava a reais, os finais. Partindo de reais a pseudo-palavras, foi mais fácil deletar que adicionar segmentos. Escores nas provas de leitura, ditado e manipulação foram relacionados: houve intercorrelações significantes positivas entre os escores nelas, e negativas entre eles e os tempos de execução nas tarefas.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )