SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número04Observação, registro e análise de dados em situação de intervenção psicopedagógicaProposta alternativa para o ensino de surdos: experiência institucional no Estado da Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

CAPOVILLA, Fernando C.  e  CAPOVILLA, Alessandra G. S.. Leitura, ditado e manipulação fonêmica em função de variáveis psicolingüísticas em escolares de terceira a quinta série com dificuldades de aprendizagem. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.53-71. ISSN 1413-6538.

Foram analisados os efeitos de características psicolingüísticas (lexicalidade, regularidade e freqüência) e de nível de escolaridade (terceira a quinta série) sobre a leitura, ditado e manipulação fonêmica em quinze escolares com dificuldades de aprendizagem. Leitura e especialmente ditado foram fortemente afetados pela lexicalidade, freqüência, regularidade e série (nesta ordem). Em manipulação fonêmica, a de segmentos mediais foi a mais lenta e difícil; e a de iniciais foi mais fácil que a de finais. Quando se partia de palavras reais, era mais fácil manipular os segmentos iniciais; e quando chegava a reais, os finais. Partindo de reais a pseudo-palavras, foi mais fácil deletar que adicionar segmentos. Escores nas provas de leitura, ditado e manipulação foram relacionados: houve intercorrelações significantes positivas entre os escores nelas, e negativas entre eles e os tempos de execução nas tarefas.

        · texto em Português     · Português ( pdf )