SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue04The alternative proposal for deaf teaching: an institutional experience in Paraíba stateEthics, citzenship, and special education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BEYER, Hugo Otto. O método Reuven Feuerstein: uma abordagem para o atendimento psicopegógico de indivíduos com dificuldades de aprendizagem, portadores ou não de necessidade educativas especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.79-89. ISSN 1413-6538.

A Psicopedagogia caracteriza-se como uma área cientifica que, aliada aos empreendimentos de natureza teórico, ocupa-se da pesquisa e desenvolvimento de ações instrumentais. Na confluência entre teoria e prática, menciona-se o trabalho do Prof. Reuven Feuerstei, construindo a partir de uma coesa interação teórico-prática. A teoria de Feuerstein defende a importância das experiências sócio-interativas par ao bom desenvolvimento cognitivo da criança pode vir a desenvolver defasagens evolutivas. Caso esta situação se consolide, a criança necessitará do apoio psicopedagógico. Para tanto, Feuerstein construiu uma série de instrumentos com a finalidade de apoiar cognitivamente a criança prejudicada. Em nosso trabalho de Doutorado, aplicamos uma amostra do material elaborado por Feuerstein com resultados parcialmente positivos nos âmbitos cognitivo e afetivo.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )