SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número04Ética, cidadania e educação especialO deficiente e o mercado de trabalho: concessão ou conquista? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

GLAT, Rosana. O papel da família na interação do portador de deficiência. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.111-118. ISSN 1413-6538.

O artigo Discute o papel que a família exerce no processo de integração social do portador de deficiência, tanto no que diz respeito à sua inserção na comunidade, quanto ao espaço que ele ocupa no seio da própria família. Como grupo social primário, a família é considerado fator determinante no grau de adaptação e autonomia que a pessoa deficiente alcança em sua vida cotidiana. Assim sendo, a intervenção psicopedagógica o nível familiar é vista como tão importante quanto o atendimento direto à pessoa deficiente. O artigo propõe estudos mais aprofundados, que analisem famílias bem integradas, focalizando nas estratégias desenvolvidas por estas para superar as situações críticas inevitáveis.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )