SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05Procedimentos didáticos "especiais" no ensino do deficiente mental: um caminho de interlocução índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

BUENO, José Geraldo Silveira. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.07-25. ISSN 1413-6538.

Este trabalho, a partir dos princípios da Declaração de Salamanca, oriunda da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), procura desenvolver reflexão crítica sobre a formação de professores e as políticas de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular, na busca de resposta entre a formação de professores generalistas ou professores especialistas. Para tanto, analisa, primeiramente, as novas exigências impostas pela educação inclusiva, em termos de políticas educacionais e suas conseqüências tanto para a educação regular quanto para a educação inclusiva em relação à formação docente, com destaque para a formação do professor especializado. Conclui por considerar que a dicotomia entre especialista e generalista se constitui em falsa questão, na medida em que a educação inclusiva exige que o professor do ensino regular adquira algum tipo de especialização para fazer frente a uma população que possui características peculiares, ao mesmo tempo em que o professor de educação especial amplie suas perspectivas, tradicionalmente centradas nessas características.

Palabras clave : Formação Docente; Política Educacional; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )