SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue05Generalists or specialists? Teacher´s formation and Special Educational needsThe interpretation of written language by children with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Procedimentos didáticos "especiais" no ensino do deficiente mental: um caminho de interlocução. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.27-39. ISSN 1413-6538.

A consideração dos estudos atuais acerca da didática neste texto demonstra que a necessária adaptação dos processos pedagógicos às necessidades dos indivíduos, própria da Educação Especial, manteve-se à margem de todo o debate que incidiu na reconstrução/construção dos novos paradigmas epistemológicos desse campo. Nesse sentido, ao continuar enfatizando a observação detalhada das condições individuais desses indivíduos e, conseqüentemente, a adequação dos procedimentos didáticos, o modelo educacional para o deficiente mental reitera a característica somente técnica da didática amplamente problematizada naqueles debates. Significa dizer que o "especial", consubstanciado nos procedimentos, parece redundar em instrumentação psicológica.

Keywords : Educação Especial; Psicologia; Deficiência Mental; Didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )