SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas?A interpretação da escrita pela criança portadora de deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Procedimentos didáticos "especiais" no ensino do deficiente mental: um caminho de interlocução. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.27-39. ISSN 1413-6538.

A consideração dos estudos atuais acerca da didática neste texto demonstra que a necessária adaptação dos processos pedagógicos às necessidades dos indivíduos, própria da Educação Especial, manteve-se à margem de todo o debate que incidiu na reconstrução/construção dos novos paradigmas epistemológicos desse campo. Nesse sentido, ao continuar enfatizando a observação detalhada das condições individuais desses indivíduos e, conseqüentemente, a adequação dos procedimentos didáticos, o modelo educacional para o deficiente mental reitera a característica somente técnica da didática amplamente problematizada naqueles debates. Significa dizer que o "especial", consubstanciado nos procedimentos, parece redundar em instrumentação psicológica.

Palavras-chave : Educação Especial; Psicologia; Deficiência Mental; Didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )