SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue05Didatic procedures for the "special" in the teaching of the mental faulty: on the way to the dialogueTeacher’s social representations regarding students with Down syndrome in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BONETI, Rita Vieira de Figueiredo. A interpretação da escrita pela criança portadora de deficiência intelectual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.41-55. ISSN 1413-6538.

O presente estudo examina se, durante a aquisição da leitura e da escrita, as crianças portadoras de deficiência intelectual passam pelos mesmos conflitos cognitivos e desenvolvem esquemas de interpretação da escrita semelhantes àqueles desenvolvidos pelas crianças "normais". A pesquisa foi realizada com quinze crianças em idade de 4 a 7 anos, portadoras de deficiência intelectual. A metodologia adotada é semelhante à desenvolvida por Ferreiro e Teberosky (1986) para estudar a aquisição da linguagem escrita na criança "normal". Os resultados permitem concluir que o comportamento da criança portadora de deficiência intelectual, em muitos aspectos, é semelhante ao comportamento da criança "normal". Entretanto, a manifestação desses comportamentos varia de acordo com o grau de deficiência da criança e com o tipo de conhecimento envolvido.

Keywords : Linguagem Escrita; Deficiência Intelectual; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )