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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

BONETI, Rita Vieira de Figueiredo. A interpretação da escrita pela criança portadora de deficiência intelectual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.41-55. ISSN 1413-6538.

O presente estudo examina se, durante a aquisição da leitura e da escrita, as crianças portadoras de deficiência intelectual passam pelos mesmos conflitos cognitivos e desenvolvem esquemas de interpretação da escrita semelhantes àqueles desenvolvidos pelas crianças "normais". A pesquisa foi realizada com quinze crianças em idade de 4 a 7 anos, portadoras de deficiência intelectual. A metodologia adotada é semelhante à desenvolvida por Ferreiro e Teberosky (1986) para estudar a aquisição da linguagem escrita na criança "normal". Os resultados permitem concluir que o comportamento da criança portadora de deficiência intelectual, em muitos aspectos, é semelhante ao comportamento da criança "normal". Entretanto, a manifestação desses comportamentos varia de acordo com o grau de deficiência da criança e com o tipo de conhecimento envolvido.

Palabras clave : Linguagem Escrita; Deficiência Intelectual; Criança.

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